Hoje em dia os alunos de todas as idades estão sempre ansiosos e distraídos. Isso acontece porque são bombardeados por informações de todos os lados.

 

Existem tantas opções no mundo hoje que fica cada vez mais difícil chamar a atenção deles.  

 

Os professores têm duas opções, lutar contra isso ou abraçar novas tecnologias para o aluno ter interesse novamente pelos estudos. Acreditamos que o papel da educadora é sempre inovar…

 

Aqui vão as 5 Tecnologias que estão Revolucionando a Sala de Aula:

 

Todas nossos dicas são focadas na realidade brasileira, ou seja, tecnologias que podem ser aplicadas em qualquer sala de aula do país.

 

1 – Sala de Aula

 

As salas de aula estão mudando o seu arranjo no mundo inteiro. O professor não fica mais na frente do quadro negro, mas no meio da classe, com a intenção de ter uma aula mais participativa e interativa.

 

Além disso, não trabalha mais ensinando um conteúdo de forma passiva, mas sim com foco em resolver problemas. Desenvolvendo desafios a serem resolvidos pelos alunos.

 

2 – YouTube

 

O YouTube conta hoje com bilhões de horas em vídeo e nesse mar de conteúdo existe muito conteúdo interessante. Um aluno pode assistir um documentário para entender o assunto da próxima aula, que pode virar um debate de idéias.  

 

3 – Espaços Criativos

 

 

Toda instituição de ensino hoje precisa de espaços de criação, para o aluno aprender fazendo. As aulas podem ser mais criativas, onde os alunos podem construir objetos, ferramentas, fazer uma peça ou até mesmo uma horta.

 

Maneiras inteligentes dos alunos aprenderem na prática. 

 

4 –  Aplicativos

 

Porque lutar contra os smartphones dentro da sala de aula, se podemos nos unir a eles no processo de educação?

 

Existem inúmeros aplicativos para ajudar o professor, você pode usar o Poll Everywhere para os alunos responderem pesquisas em tempo real e participarem da aula. Existem apps para tudo hoje em dia, os alunos podem fazer trabalhos visuais com o SketchBoard ou construir edifícios virtuais com o SketchUp. Pesquise qual aplicativo pode te ajudar a prender a atenção dos alunos durante a sua classe.

 

5 – Acompanhamento

 

Vários estudos já comprovam que a melhor forma de melhorar os indicadores de educação da sua escola é personalizando o ensino. Como assim? Cada aluno é diferente e deve ser tratado como tal, seja ensinando de forma individual, seja o motivando de acordo com seus interesses.

 

Pensando nisso existe uma nova tecnologia chamada YouEduc, que consegue monitorar o resultado de cada aluno de maneira inteligente, que cria pontes entre o professor, aluno, escola e os pais.

 

Ficou curiosa? Clique aqui para conhecer.

 

Agora nos conte quais tecnologias você anda usando na sua sala de aula. Vamos trocar experiências? Basta comentar abaixo e compartilhar o texto com seus amigos para eles participarem também!