As tecnologias às vezes são criticadas por facilitar demais a escrita e, por conta dos corretores ortográficos automáticos, deixam o usuário “preguiçoso” na hora de escrever. Prova disso são as abreviaturas das palavras e o uso de áudio nas conversas. É verdade que esses dispositivos facilitam muito a comunicação das pessoas em detrimento das regras da língua portuguesa. Isso porque muitas pessoas, principalmente os jovens, criam um outro tipo de linguagem para se comunicar nesses meios. Mas a tecnologia também tem suas vantagens e ajudam na praticidade de exercitar o raciocínio e aprender. Além disso, hoje é possível “carregar” até mesmo um dicionário no celular sem ter aquele peso na mochila. Por isso, existem vários aplicativos que tentam remediar essa grande lacuna com relação a língua portuguesa.

O nosso conselho é você baixar alguns desses aplicativos e praticar o português se divertindo quando puder: no caminho para o trabalho ou de volta para casa no ônibus, na fila de espera do banco, na sala de espera do médico e em vários outros momentos livres e oportunos para isso.

Seguem as nossas dicas:

Jogando Gramática:

O Jogando Gramática aposta no formato de quiz para a aprendizagem de gramática. Com metodologia sugerida por especialistas, o game tem desafios de sinônimos, antônimos e anagramas em três níveis de dificuldade. No entanto, o grande diferencial do aplicativo é a possibilidade de comparar pontuações com amigos, servindo para conhecer melhor a língua de maneira descontraída.

 

 

Soletramos:

Talvez mais um jogo do que aplicativo, o Soletramos usa a internet para conectar os usuários em partidas de soletrar palavras. Com os adversários on-line, é possível aprender a partir dos próprios erros e dos outros. Simples de usar, o aplicativo serve tanto para crianças desenvolvendo a escrita ou simplesmente para quem busca uma distração com os amigos fora da sala de aula.

 

 

Ditados Populares do Brasil:

Trabalhar na qualidade da escrita vai muito além do vocabulário e da gramática. Essa é a proposta do Ditados Populares do Brasil, um aplicativo que reúne alguns ditados brasileiros, dos mais famosos aos mais raros. Consultar as frases é uma boa forma de melhorar os textos, seja para enriquecer um trecho ou mesmo para conhecê-las e evitar o lugar-comum em seus artigos da escola. O aplicativo é bem intuitivo e permite até compartilhar os ditados diretamente nas redes sociais.

 

 

Palavras Cruzadas Brasileiro:

Além de ser um passatempo tradicional, as palavras cruzadas são bastante úteis para expandir o vocabulário e aprender como escrever expressões pouco usadas no dia a dia. O aplicativo Palavras Cruzadas Brasileiro se baseia no contexto do país para criar as partidas, que podem ter o número de linhas e colunas personalizado pelos usuários, assim como o nível de dificuldade. Esse não é o app ideal para tirar dúvidas, mas é uma fonte interessante para se distrair e conhecer novas palavras.

 

 

Quiz de Português:

Não precisa de aulas de português! Quem quer aprender a língua jogando? Nesse aplicativo, você encontra um conteúdo mais generalista sobre o idioma em forma de quiz. Ele, então, é uma excelente opção para quem quer somente refrescar a memória com as regras, a ortografia, a conjugação da língua.