Nosso objetivo nessa página é informar e ajudar seja professores, orientadores e alunos a usarem a tecnologia como uma aliada na construção do ensino em sala de aula. As novas ferramentas digitais muitas vezes não bem recebidas ou assustam por tomarem conta do que é tradicional, mas NÃO PODEMOS FICAR.

Podemos transformar as aulas em espaços interativos onde aluno é convidado a adotar, junto com o professor, uma postura mais colaborativa. Incorporado ao desenvolvimento de novas estratégias de ensino e aprendizagem, a prática pedagógica nas escolas se torna um novo espaço lúdico, onde professor e aluno aprendem juntos.

Dessa forma, a tendência multimídia tem seu destaque e aplicados diariamente por professores e alunos que vivem na era digital. Para se aprofundar no assunto e saber mais sobre esse fenômeno que já virou

“obrigação” fizemos uma lista de livros indicados para o tema:

 

Educação e Novas Tecnologias

Glaucia da Silva Brito, Ivonélia da Purificação – Editora Ibpex – Brasil – 2008 – 2ª edição

Em linguagem clara e objetiva, esta obra oferece a professores e pedagogos importantes subsídios para pensar os alcances e os limites da informática na educação, chamando a atenção para os equívocos que devem ser evitados e para as ações que devem ser engendradas, a fim de poderem tornar o uso das tecnologias mais eficaz nas escolas.

 

Tecnologia Educacional e Aprendizagem

Ubirajara Carnevale de Moraes (Org.) – Editora Queen Books – 2007 – 1ª edição

Este livro apresenta diversas formas de se apropriar dos recursos digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem. Projetos informatizados, linguagem de programação para crianças, software livre, software educacional, mapas conceituais, EAD, ambientes virtuais, ferramentas digitais de comunicação, WebQuest, comunidades virtuais, acessibilidade, objetos de aprendizagem e games são assuntos abordados nesta obra, por educadores atuantes na área de informática aplicada à educação.

 

Multimídia Digital na Escola

Elenice Larroza Andersen (Org.) – Editora Paulinas – Brasil – 2013 – 1ª edição

O livro Multimídia Digital na Escola reúne estudos sobre a inserção de novas tecnologias no ambiente escolar, explorando várias estratégias de uso do computador para a produção multimídia na educação básica.

 

Second Life e Web 2.0 na Educação

Carlos Valente, João Mattar – Editora Novatec – Brasil – 2007

Este livro explora o potencial pedagógico das ferramentas disponíveis na Web 2.0 e particularmente do Second Life, além de traçar um panorama da Educação a Distância. O livro, amplamente ilustrado, apresenta ainda uma bibliografia selecionada e comentada, e uma lista extensa de sites.

 

Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

José Manuel Moran et al – Editora Papirus – Brasil – 2013 – 21ª edição

A finalidade desse livro é discutir a introdução da informática e da telemática na educação. No debate se inserem, entre outros temas, questões associadas a propostas de integração e utilização do computador e da internet na escola. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.

 

Eles Sabem (Quase) Tudo

Betina Von Staa – Editora Melo – Brasil – 2011 – 1ª edição

Se você, pai ou mãe, fica cheio de dúvidas em como lidar com seu filho quando o assunto é internet ou, se você, professor, está confuso com relação ao uso da tecnologia em sua escola, Eles sabem (quase) tudo é um livro fundamental.

 

Computadores em Sala de Aula

Carme Barba, Sebastià Capella (Org.) – Editora Penso – Brasil – 2012 – 1ª edição

Este livro pretende reunir registros do uso eficaz da tecnologia. Apoiados no tripé – conteúdos, metodologias e ferramentas tecnológicas -, os autores visam apresentar as mudanças que vêm ocorrendo no ensino e tratar sobre o potencial das TICs para atingir características como o trabalho cooperativo, a atenção à diversidade, a pesquisa, a construção do conhecimento, a criatividade e a interdisciplinariedade.

 

 

Educação com Tecnologia – Texto, Hipertexto e Leitura

Mary Rangel – Editora Wak – Brasil – 2012 – 1ª edição

Este livro busca apresentar contribuições às escolas e à formação docente inicial e continuada sobre fundamentos, processos e usos de fontes de leitura, como jornal, revista e hipertextos, que circulam por meio de computadores, celulares e outros meios digitais, trazendo exemplos e sugestões.

 

Guia Didático sobre as Tecnologias da Comunicação e Informação

Daniela Melare Vieira Barros – Editora Vieira & Lent – Brasil – 2009

Guia de estudos sobre os diversos temas relacionados ao uso de tecnologia na educação, com destaque para Educação a Distância. Um guia que pretende facilitar o ensino de educação e tecnologias nas licenciaturas, nos cursos de formação continuada e na capacitação individual dos professores.

Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática

Luís Paulo Leopoldo Mercado (Org.) – Editora UFAL – Brasil – 2002 – 1ª edição

As reflexões abordam a formação de professores frente as novas tecnologias; a socialização na internet através de uma lista de discussão; a escolha de softwares livre na escola; a capacitação de professores para utilizar novas tecnologias nas escolas públicas; a utilização da informática na sala de aula; a terceirização na informática educativa; e a internet como ambiente de pesquisa na escola.

 

O que é Mídia-Educação

Maria Luiza Belloni – Editora Autores Associados – Brasil

Esta obra é uma coletânea de textos baseados em pesquisas sobre duas vertentes do tema mídia-educação – de um lado, os públicos jovens, as formas como as gerações se apropriam das técnicas de informação e comunicação; de outro lado, os modos como a instituição escolar e especialmente os professores vão se apropriando destes instrumentos e os integrando (ou não) ao cotidiano da escola.

 

Hipertexto e Gêneros Digitais

Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos Xavier – Editora Lucerna – Brasil – 2004

As principais modificações promovidas pelas inovações tecnológicas nas atividades linguístico-cognitivas dos usuários do computador são os temas dos nove artigos que compõem esta obra. Analisam, ainda, como essas mudanças afetam o processo ensino/aprendizagem da língua na escola e fora dela.

 

 

Tecnologia e Educação – As Mídias na Prática Docente

Wendel Freire (Org.) – Editora Wak – Brasil – 2008

Este livro busca refletir sobre o que tais adventos trazem à sociedade e apontar algumas possibilidades, que eles permitem ao processo de ensino e aprendizagem, e alguns caminhos para se chegar a uma escola mais dialógica e participativa, utilizando velhas e novas mídias.

 

Idade Mídia – A Comunicação Reinventada na Escola

Alexandre Le Voci Sayad – Editora Aleph – Brasil – 2012

Este livro procura apresentar os resultados de um programa extracurricular criado em uma escola de São Paulo, cujo objetivo é o de ser um canal para livre expressão dos estudantes por meio de projetos de mídia criados por eles próprios.

Educação e Tecnologias

Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007 – 1ª edição

O termo ‘tecnologias’ tem sido muito empregado em educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento – a educação e as tecnologias. O desafio proposto – falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.

 

Games em Educação

João Mattar – Editora Pearson Prentice Hall – Brasil – 2010

Destinado a professores e gestores das mais diversas áreas, bem como a profissionais envolvidos com ensino corporativo, este livro deixa claro que, quando o assunto é educação, não há game over.

 

Fonte:

Portal Brasil com informações do Portal do Professor e Rede Comunicadores