O hábito da leitura é muito importante para o estímulo da criatividade e o desenvolvimento do conhecimento na criança. Posteriormente a fase da infância entra a alfabetização e ela passa de ouvinte a leitor. Resultado de imagem para pais lendo para filhosAs escolas e os pais, de alguma forma, fazem parte desse processo e podem ajudar no estímulo a leitura. Que criança que não gostaria de ir para cama com os pais lendo antes de dormir?

 

E a escola? Qual é o papel dela nesse contexto de pouca valorização da leitura?

O estímulo à leitura pode começar desde cedo, ainda na educação infantil. Veja os exemplos abaixo e os cenários na prática da formação dos leitores.

A orientação é fazer da leitura uma satisfação desde cedo para a criança. Assim, ela já cresce com isso inserido na sua vida. Hoje com os e-books é possível ter uma vasta variedade de títulos e gêneros. A superestimulação tem se tornado uma constante em casa e invadido o espaço escolar.

Resultado de imagem para gif leitura

O grande desafio é estimular os pais a tirarem um tempo para fazer uma leitura para seus filhos e nas escolas, a falta de materiais de trabalho é um problema a ser enfrentado. O primeiro passo é o professor ter um critério para a escolha dos títulos. Afinal, nessa fase pré-alfabetização eles têm especificidades e mudam conforme a idade.

Resultado de imagem para gif leitura

A partir dos 3 anos, obras que se utilizam do lúdico e da fantasia despertam a imaginação. A leitura em voz alta e a contação de histórias são práticas que devem estar presentes na escola. Para as crianças maiores, vale investir em rodas de leitura e na elaboração de ilustrações ou dramatizações a partir de um texto.