A utilização da tecnologia em sala de aula para o estímulo do ensino, aplicação do conteúdo de forma dinâmica e interação dos alunos tem sido muito positiva e benéfica tanto para o desenvolvimento do aluno, quanto para os professores e a escola que passa a estar adaptada a nova linguagem de ensino.

O público mais atingido por essas inovações tecnológicas é, sem dúvida, os jovens. Conectados em casa, no trabalho e na escola, essas pessoas são capazes de assimilar facilmente novas informações e se transformar em hard users de novas tecnologias. Basta vermos como as redes sociais se proliferaram e ganharam adeptos rapidamente.

 

Destacamos como a tecnologia pode ajudar os professores e alunos:

Personalização do ensino

Com o uso da tecnologia, o professor tem a possibilidade de personalizar o ensino de tal maneira que cada aluno se sinta mais participativo e integrado à sala de aula. A diversidade e modo como cada aluno tem facilidade ou dificuldade de aprender foi um fator limitador da prática docente, já que os professores não tinham como trabalhar com tantos perfis de alunos em uma única aula. Agora isso já é possível.

 

Novas plataformas para serem utilizadas

Como resultado dessa abertura de possibilidades, várias instituições de ensino passaram a adotar novas tecnologias para fomentar a participação e o interesse dos alunos, como smartphones, tablets, jogos on-line, entre outros.

 

Resultado de imagem para Personalização do ensinoAs potencialidades do uso da tecnologia na educação

O uso da tecnologia na educação deve ser visto como uma evolução natural dos métodos de ensino — logo, benéfico para alunos, professores e instituições de ensino. Em vez de manterem uma infraestrutura gigantesca com bibliotecas extensas e livros desatualizados, as escolas e universidades podem criar repositórios de conhecimento on-line (com e-books e wikis, por exemplo), transformando alunos e professores em criadores do seu próprio conhecimento.

 

Agregar valor ao trabalho do professor

Alunos distraídos, que utilizam celular no momento da aula para outros fins ou dormem em sala de aula, são um sinal de que o professor não está sabendo prender a atenção dos ouvintes. Por isso a importância de aprender a atenção do aluno com formas dinâmicas de ensinar o conteúdo da matéria.

Resultado de imagem para professor

Melhorar processos

A tecnologia na educação também serve para melhorar processos como as avaliações. Quando o professor faz uma prova escrita, ele avalia todos os alunos de maneira igual, mesmo que eles tenham habilidades diferentes ou níveis de conhecimento diversos. Esse é um dos maiores motivos de abandono de sala de aula, pois muitos alunos acabam se sentindo incapazes de corresponder às expectativas. Quando a tecnologia é aplicada para desenvolver processos de avaliação melhores, baseados nas habilidades e nas competências de cada aluno, o ensino passa a ser personalizado e focado naquilo que o aluno realmente precisa aprender.