Não tem nada mais gostoso do que assistir um filminho no final de semana, ainda mais se o enredo do longa metragem te faz pensar sobre um assunto tão importante: A EDUCAÇÃO!

Mais do que entreter, alguns filmes têm o poder de inspirar. Separamos algumas produções nacionais e internacionais que mostram a inovação nas salas de aula e faz nos questionarmos sobre o modelo tradicional de ensino.  Além disso eles são um convite para refletirmos sobre o papel do professor, do aluno e do sistema educacional.

Entre os muros da escola

Uma sala de aula na periferia de Paris simboliza o choque cultural presente na França contemporânea. Um professor francês, busca formas de se aproximar de seus estudantes de diversas etnias. O longa é baseado no livro homônimo de François Bégaudeau, protagonista da narrativa.

 

Além da sala de aula

Baseado em fatos, o filme narra a trajetória e os desafios enfrentados por uma professora recém-formada em uma escola temporária para sem-tetos nos Estados Unidos.

 

Quando Sinto que já sei
Este é um documentário mais otimista, que tenta olhar pra frente e ver as possibilidades de caminhos para a educação. Mostra novas formas de organizar escolas e de cotidiano em sala de aula.

 Educação Proibida

Gravado em oito países da América Latina, o documentário problematiza a escola moderna e apresenta alternativas educacionais em mais de 90 entrevistas com educadores. O filme é independente e foi financiado de forma coletiva.