Os jogos online podem sim trazer benefícios para a criançada. Muitas pessoas criticam o tempo gasto no computador, mas sendo bem utilizado ele pode ser um grande aliado na hora de desenvolver o raciocino dos pequenos com algumas atividades.

 

Resultado de imagem para gif xadrezVamos falar aqui hoje de um jogo bem tradicional de tabuleiro, provavelmente seu avô já jogou e o avô dele também. Ele passou a existir no século XV na Europa. Sabe de quem estamos falando? Do Xadrez!

Pesquisas apontam que a prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação, além disso, o jogo ajuda as crianças no desenvolvimento escolar.

 

Separamos aqui os principais benefícios do jogo:

# Melhora o QI

Na década de 1980, pesquisadores da Venezuela fizeram um experimento com 4 mil crianças. Elas tiveram aulas de xadrez durante 4 meses e, após essa experiência, relataram um aumento no QI. Outro estudo australiano, da Flinders University em 2003, chegou à mesma conclusão.

 

2# Deixa o cérebro em forma

“Treinar o cérebro é tão importante quando treinar o corpo”, diz o campeão mundial de xadrez Magnus Carlsen. “Ele é como um músculo. Se você não usá-lo, pode perdê-lo.”

Resultado de imagem para gif xadrez

3# Desenvolve a criatividade

No final dos anos 1979, um estudo dividiu jovens de uma escola americana em vários grupos. Um deles jogava xadrez regularmente, o outro mexia no computado — e várias outras atividades participaram da pesquisa. Ao final de 32 semanas, os enxadristas foram o que se saíram melhor em todos os testes de criatividade.

 

 

5# Melhora a memória e aprendizagem

Esta foi a conclusão de um estudo chinês, que comparou a potência cerebral de jogadores experientes e os novatos. O primeiro time, por ter passado mais tempo no tabuleiro, tem uma memória superior e aprende as coisas com mais facilidade.

 

6# Te deixa mais concentrado

Este item já foi provado por várias pesquisas nos Estados Unidos, Rússia e por todo o mundo: o xadrez aumenta a nossa capacidade de concentração, algo que é essencial para ter sucesso no jogo.

 

Ficou com vontade de estimular seu filho ou seu aluno a jogar?

Você como professor pode estimular uma competição saudável dentro de sala de aula. O que acha da ideia?

Seguem alguns jogos de Xadrez que estão disponíveis para download:

Resultado de imagem para gif xadrez

  1. Chess Free

Chess Free joFoi o app que comecei a usar no meu Android e sinceramente é das melhores opções desta lista. O Chess Free é atualmente o aplicativo mais votado da categoria e facilmente você vai perceber o motivo. Ele conta com 12 níveis (que vão desde o iniciante até ao profissional), tem 2 tipos de jogos diferentes (com e sem ajuda) e ainda conta com um tutor a tempo inteiro, que recomenda quais peças deve mexer em casa situação. Este último pormenor é muito bom para o desenvolvimento do seu jogo no xadrez pois dá-lhe recomendações precisas e acertadas. Além disso, poderá sempre consultar estatísticas e ver a sua evolução de resultados. Altamente recomendável!

 

  1. Chess Live

Tal como o próprio nome indica, este app permite que você faça jogos de xadrez ao vivo! Ele suporta o modo de jogador único ou então um jogo entre 2 pessoas, que podem muito bem ser você e um amigo/familiar. Você só precisa de registar o seu nome de jogador e depois começar a jogar num dos 5 níveis de dificuldades existentes! Os seus gráficos muito bem conseguidos também são outro forte deste app de xadrez para Android. Obviamente, e pelo fato de ser online, você precisa de uma ligação à internet para jogá-lo.

 

  1. 3D Chess Game

Se você gosta de jogar em modo 3D, então este app é para você! Você pode jogar frente aos seus amigos completamente em 3D, e tudo isto de forma completamente gratuita, sem quaisquer opções escondidas ou pagas. Tem ainda algumas animações e sons interessantes. Outro ponto interessante é a possibilidade de conseguir observar outros usuários a jogarem. É uma excelente forma de aprender um pouco mais! O seu tutorial de início rápido também é muito útil, principalmente para quem nunca jogou xadrez.

 

  1. O rei do Xadrez

Mais um excelente jogo, que só peca pelo seu design menos bem conseguido. Para usá-lo você faz log in com a sua conta do Google, decide se quer jogar sozinho contra o computador ou se quer desafiar alguém, escolhe o seu nível e está pronto O rei do Xadrez jogo para Androida jogar! O próprio tabuleiro em si dá poucas estatísticas, mas é uma opção a ter em conta para quem está a começar e sente que demasiadas opções acabam por tornar uma app confusa.

  1. Xadrez Master

Muito semelhante ao anterior, o Xadrez Master oferece uma boa experiência ao usuário apesar de todas as suas limitações. Conta com 5 níveis diferentes, permite jogar com 2 pessoas ao mesmo tempo e conta com vários tipos de cavalos e tabuleiros de xadrez. Poderá, ainda, jogar contra o próprio aplicativo e fazer torneios, eliminando outros jogadores conforme for vencendo as partidas. Aconselhado para quem está começando.

 

  1. Campeonato mundial de xadrez

Se outros apps pecam pela falta de gráficos, este é o contrário. O Campeonato Mundial de Xadrez conta com gráficos do outro mundo e permite que você escolha 2 tipos de visualizações do tabuleiro: topo ou lateral. Outro pormenor de realçar é que você pode fazer um bate papo com os seus amigos por voz durante a partida. Mas como ele demanda muitas ordens ao mesmo tempo, o app acaba por muitas vezes dar problemas, o que faz também com que outros usuários abandonem muitos jogos sem terminarem. Vale, no mínimo, a experiência.

 

  1. Xadrez Grátis

É um app muito interessante. Conta com 15 níveis diferentes e está desenhado tanto para tablet como para smartphone. Se quiser jogar contra os seus amigos, poderá desafiá-los e depois criar tabelas de classificações.

 

  1. Jogo de Xadrez

O app Jogo de Xadrez traz aos usuários uma experiência diferente: você escolhe uma imagem de um tabuleiro e começa a jogar. Mas você não vai jogar contra ninguém. Você vai jogar contra você mesmo! O jogo consiste em completar quebras-cabeças com imagens que são tabuleiros de xadrez! Depois, quando terminar, poderá compartilhá-las ou até colocar como papel de parede no seu Android. Ideal para quem quer começar a ter uma melhor noção do tabuleiro e das peças.

 

  1. Xadrez (Chess Free)

Possui 10 níveis diferentes disponíveis, pode jogar contra jogadores de todo o mundo, permite que envie arquivos em PNG para mais tarde rever as suas jogadas, entre outras funcionalidades. Tem uma interface limpa e que oferece 3 tipos de tabuleiros e de peças.

 

  1. Xadrez – Jogar & Aprender

Tal como o próprio nome indica, o seu objetivo é ensinar você a jogar xadrez. Por isso o app conta com mais de 50 mil problemas táticos para você contornar. Tem, também, lições gratuitas de grandes mestres, artigos diários com autores de elite, 20 temas elegantes e também um fórum que funciona muito bem. Funciona tanto em smartphone como em tablets.