fbpx

A importância de trabalhar a interdisciplinaridade

//A importância de trabalhar a interdisciplinaridade

Fazer um planejamento pedagógico utilizando a interdisciplinaridade é relacionar duas ou mais disciplinas para aprofundar o conteúdo estudado e dinamizar o aprendizado. Esse modelo de pedagogia começou a ser trabalhado no Brasil a partir da Lei Nº 5.692/71. Desde então, essa prática tem se tornado cada vez mais presente no discurso e na prática dos professores. 

 

Quando bem executadas, as atividades que promovem a conexão entre áreas do conhecimento trazem vários benefícios para a turma. O mais importante ao se trabalhar a interdisciplinaridade é não diminuir ou anular o conhecimento produzido nas áreas específicas, mas é promover a conexão entre elas. Esse trabalho em conjunto possibilita o diálogo entre as diferentes áreas e seus conceitos, integrando diferentes conhecimentos com o objetivo de dar sentido a eles. Essa interação é um modo de complementar ou suplementar a formulação do saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado no processo de ensino-aprendizado. 

 

Romper os limites das disciplinas, é como a interdisciplinaridade constrói a globalização do conhecimento, oferecendo uma nova postura e uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento. A interdisciplinaridade desenvolve as habilidades cognitivas e capacidade de resolver situações conflitantes por causa da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista. Os alunos percebem a transformação de um assunto e como pode haver diferentes abordagens de acordo com a disciplina lecionada, passando a apreciar as diferenciações entre as disciplinas. 

Veja como os Jogos ajudam no ensino

A interdisciplinaridade beneficia os alunos, mas também traz grandes benefícios para os professores. Com essa metodologia os professores podem compartilhar vasto conhecimento sobre os temas abordados, indo além da sua fronteira, integrando várias áreas dos saberes. Mas é preciso que o profissional tenha alguns princípios para que a prática da interdisciplinaridade seja melhor desenvolvida, como: humildade, paciência, respeito, coerência e desapego. A humildade para avaliar o limite do próprio saber, todos estão em constante aprendizado; Paciência para escutar e aguardar o tempo do aluno e do próprio docente; Respeito por si e por terceiros, é algo que deve ser dado e ensinado; Coerência com as falas e atitudes; Desapegar de certezas, as mudanças acontecem o tempo todo então é bom manter a mente aberta.

 

No ofício de professor a interdisciplinaridade envolve assimilar as críticas, fazer uma avaliação das teorias envolvidas, fundamentar a compreensão, e criar oportunidades de mudanças na educação, trabalhando o elo entre aluno-professor e escola-comunidade.

By |2020-07-28T15:49:40-03:00julho 28th, 2020|Escola|0 Comments