fbpx

Jogos ajudam no ensino

//Jogos ajudam no ensino

 A gamificação é uma maneira de engajar as pessoas a chegarem no seu objetivo, de forma dinâmica usando recursos de games ou jogos. Uma solução para as escolas melhorarem o ensino-aprendizagem é explorar a gamificação a partir de dinâmicas com missões ou desafios, que são utilizados conteúdos já previamente trabalhados em sala.

Os alunos que têm tido contato com a gamificação de jogos já têm tido uma resposta positiva no seu desempenho. A YouEduc desenvolveu o Conquist para que seja uma ferramenta tanto para os alunos quanto para os professores. O jogo pode ser personalizado pelo professor, e possui uma base de dados com mais de 50 mil questões, desafiando o aluno a utilizar as habilidades adquiridas dentro das competências desenvolvidas em sala.

A gamificação no ensino torna as aulas mais atraentes, contextualizada e produtivas, promovendo uma série de benefícios, como:

  • Interatividade: o professor deixa de ser o detentor do conhecimento e se torna parceiro no desenvolvimento do jogo, pois os alunos devem tomar decisões de acordo com o desenrolar da fase, com diferentes obstáculos, cenários e acontecimentos.
  • Resolução de problemas: Usando os recursos disponíveis e a criatividade os alunos devem resolver as situações-problemas que aparecem no decorrer do jogo.
  • Diversidade tecnológica: hoje o acesso à tecnologia tem ficado mais fácil, então podem ser usados diferentes ferramentas para aprender com game (celular, tablet, computadores).
  • Trabalho em equipe: algo que é amplamente difundido desde os anos iniciais da educação, o trabalho em equipe também é desenvolvido com a gamificação. As vezes é preciso combinar recursos e habilidades para atingir o objetivo.

Saiba mais sobre a adaptação da educação com a tecnologia

Já tem sido estudado e encorajado o uso de games no ensino, porque ele desenvolve nas crianças habilidades que, são idealizadas, para serem demonstradas na escola como persistência, ousadia, atenção aos detalhes e criatividade para solucionar problemas.

By |2020-07-28T15:24:53-03:00julho 28th, 2020|Gamificação|0 Comments