fbpx

Adaptando a educação com tecnologia

//Adaptando a educação com tecnologia

Estamos vivendo uma era que é altamente tecnológica e a tendência é só aumentar, então quem não entrar na onda ficará ultrapassado. Portanto, é muito importante que a Escola se mantenha constantemente atualizada sobre os avanços tecnológicos na educação, ferramentas disponíveis, soluções criadas para facilitar o ensino-aprendizagem, dentre outros.

Professor, você já faz uso da tecnologia em sala? É importante que não só o professor, mas todo quadro pedagógico, esteja em contato com as tecnologias disponíveis para melhorarem o desempenho e avaliação dos alunos. É importante interagir e vivenciar a lógica da atividade proposta, conhecer os alunos trará um direcionamento melhor do conteúdo a ser trabalhado, saber e entender a limitação do aluno, são algumas características que trarão bons resultados na conciliação da tecnologia com a educação.

Há diferente formas de usar a tecnologia na sala de aula. Algumas escolas possuem parcerias com Sistemas de Ensino e outras possuem consultorias externas com diferentes soluções, mas todas no final tem o mesmo objetivo: manter os alunos motivados e melhorar a educação do Brasil. É possível aplicar a tecnologia em formatos diferentes, como:

  • Criação: o aluno deve criar um produto através do jogo. A produção pode ser um vídeo, objeto, texto, imagem ou protótipo.
  • Pesquisa: O aluno utiliza de meios digitais para documentar pesquisas do assunto solicitado, havendo uma certa autonomia no conteúdo a ser desenvolvido em sala.
  • Simulação: os alunos vivem uma realidade alternativa, experimentando diferentes cenários e fazendo uso do conhecimento para desenvolver as atividades propostas.
  • Diálogo: jogos ou dinâmicas são utilizados para gerar debate sobre um determinado tema.

 Leia mais sobre Por que gamificar

O professor deve estar constantemente atualizado para poder lidar com a nova geração, que é altamente conectada, dispersa e tem acesso a tudo na palma da mão. É preciso entender a conexão da Geração Y com a internet para poder estimular a pesquisa de informações e complementar os estudos, aumentando o desempenho escolar.

By |2020-07-28T14:45:04-03:00julho 28th, 2020|Gamificação|0 Comments