O desinteresse dos alunos tem sido um dos principais desafios dos professores. De forma a potencializar o envolvimento dos alunos é imprescindível que a solução aplicada tenha alguma recompensa, reforço e feedback. O ato de jogar, além de estar associado ao prazer, é um meio que pode ser usado para desenvolver habilidades, pensamentos lógicos, cognição e memória dos alunos.
Utilizar a gamificação no ensino aprendizagem traz inúmeros benefícios, principalmente no que se refere a superação do desinteresse dos alunos. Alguns dos benefícios são:
- O aluno possui mais autonomia no próprio aprendizado
- Aulas dinâmicas
- Desenvolvimento do trabalho em equipe, cognição e criatividade
- Promove uma relação diferente com o professor
- Alunos engajados, curiosos e motivados
- Melhora a retenção dos alunos
- O aprendizado ocorre de forma lúdica e prazerosa
- Melhora os resultados e desempenho
- Desenvolve as competências socioemocionais do aluno
- Promove a inclusão dos pais no aprendizado do aluno (Segundo a Pesquisa Game Brasil 2018, 98,1% dos pais que se consideram gamers jogam com seus filhos e 79,8 dos que não se consideram gamers jogam com eles.)
Leia mais sobre a Gamificação na educação
Além de todos esses benefícios acima, ainda temos o outro lado que é beneficiado: o professor. Algumas soluções trazem relatórios completos da turma de forma conjunta e individual. Assim, o professor é capaz de avaliar qual conteúdo ou habilidade a turma precisa reforçar, assim como, qual aluno tem mais dificuldade em pontos específicos, sendo possível fazer intervenções pedagógicas precisas.
Agora que você sabe tudo isso sobre a gamificação, que tal implementar na sua escola? Fale com um de nossos consultores.