fbpx

Gamificação na educação

//Gamificação na educação

Os jogos digitais já estão inseridos na rotina de muitos brasileiros, variando de tipo e finalidade. Muitos setores estão incluindo os games em suas rotinas para motivar, engajar e treinar seus funcionários, então por que não usar também nas escolas?

Inserindo jogos digitais

A proposta original da gamificação na sala de aula se resumia a jogos mais lúdicos e pedagógicos para a solução de problemas. Os projetos de gamificação atuais são fundamentados na utilização de elementos de jogos digitais. 

De acordo com a “Pesquisa Game Brasil 2018”, 75,5% dos brasileiros são adeptos aos jogos eletrônicos, sendo que as plataformas mais utilizadas por eles são: celulares/smartphones (84%), console (46%) e computador (45%). Mais de 20% dos jogadores possuem 16 a 24 anos. Com esses números é possível ver que os jogos podem se tornar um grande aliado para o processo de ensino-aprendizagem.

Leia mais sobre autonomia para alunos

Um ponto a ser destacado no uso de jogos digitais na sala de aula é que a escola coloca o aluno em contato com um ambiente comum para ele, mantendo os aspectos característicos dos jogos online como a competição, os feedbacks instantâneos, a evolução e a recompensa (premiação) e inclui os conteúdos trabalhados em sala de aula diariamente ou com a periodicidade que a escola preferir.

Corrigindo desafios

Um dos maiores desafios atuais da educação é o desinteresse dos alunos. Um dos principais motivos do alto índice de evasão escolar do Ensino Médio é pela falta de interesse. A nova geração é nascida e criada na tecnologia, então é óbvio que a resposta dos alunos à introdução da gamificação é positiva. Mas deve-se ter atenção para não ser usado em excesso e acabar falhando por mau uso da solução. 

A YouEduc desenvolveu o Conquist pensando em ajudar as escolas a implementar de forma simples e efetiva a gamificação na sala de aula. O game pode ser usado em qualquer disciplina, o professor pode cadastrar questões do seu interesse ou usar uma de nossas 50.000 questões já cadastradas.

Quer saber um pouco mais sobre o Conquist? Agende uma ligação com nossos consultores clicando aqui.

By |2020-04-14T17:06:28-03:00abril 14th, 2020|Gamificação|0 Comments