Ao procurarmos no Google sobre avaliações pedagógicas, percebemos que se trata de uma tarefa didática crucial e permanente no trabalho do professor. Pois através da mesma é possível acompanhar todos os passos do processo de ensino e aprendizagem.
Em contrapartida, a avaliação apenas por nota é muito pouco pois:
“A nota em si não reflete o aprendizado de um aluno.”
A avaliação do aprendizado é um trabalho de investigação por parte do professor. Ele precisa averiguar concretamente o que seus aprendizes não sabem.
Esta avaliação pode ser feita através de provas mensais e bimestrais, provas com pesos diferentes, etc. Normalmente são aplicadas pelo sistema de avaliação da escola porém, este método não deve ser considerado o suficiente para mensurar o nível de conhecimento dos alunos.
É preciso inserir algumas estratégias para uma avaliação eficiente e é sobre isso que falaremos a seguir.
Avaliação do aprendizado: Como fazer um bom diagnóstico?
Pense no processo de avaliação como num consultório médico onde o médico averigua as causas da doença, apresenta um diagnóstico, determina o tratamento e depois repete os exames para constatar se o problema foi sanado. Caso o tratamento tenha sido ineficiente a solução está em alterar as doses dos medicamentos ou até mesmo substituí-los.
Saiba mais sobre como a avaliação pode ser usada para ajudar a aprendizagem
A avaliação do aprendizado funciona de forma semelhante baseando-se em três pontos importantes:
- Avaliar o desempenho através de exames;
- Identificar as causas das dificuldades;
- Revisar o conteúdo tirando as dúvidas;
- Repetir os exames;
Caso não haja melhora nos resultados é necessário alterar a metodologia utilizada em sala de aula ou até mesmo implementá-la por meio de intervenções pedagógicas.
Lei do novo ensino médio
A lei 13.415 de 16/02/17, conhecida como a lei do novo ensino abrange diversas questões na área da educação, promovendo modificações na LDB e CLT, alterando o artigo 35 A da LDB que no parágrafo 7° diz:
“Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line.”
A lei tenta garantir que tenhamos uma diversidade tanto na proposta metodológica quanto na avaliação deste aprendizado.
A diversidade é vital entre os métodos de ensino. Cada criança possui uma capacidade distinta de aprender e por isso precisa ser avaliada de maneira diversificada.
“Um exame igual para toda a classe não garante a real investigação do aprendizado de todos.”
Mas você deve estar se perguntando que outras maneiras pode-se dispor para diversificar o ensino?
A resposta é bem simples, basta dividir a explanação de determinada matéria em três etapas:
- Leitura
- Discussão
- Exposição
Após um debate sobre o conteúdo proposto é indispensável deixar claro ao aluno exatamente o que é esperado dele concernente àquele tópico. Quais são as expectativas e objetivos para com os resultados das atividades avaliativas. Sempre conscientizando-o sobre o modo e os requisitos que serão utilizados para avaliá-lo.
“O exame não pode ser um momento de tensão, mas um momento de investigação e verificação.”
O estudante deve estar seguro de que se ele não souber, você estará lá para ensiná-lo novamente.
Sabemos que muitas vezes é preciso seguir um cronograma porém, o tempo gasto na aplicação do conteúdo deve ser coincidente com o tempo investido em verificar se o conteúdo foi absorvido ou não. Assim deve-se recuperar o aprendizado de alguns alunos que não conseguiram alcançar o esperado.
Conclusão
Como já dissemos anteriormente, a nota não é suficiente para medir o nível de aprendizagem.
Exemplo: Imagine que dois alunos alcançaram uma nota semelhante em uma prova porém, um deles errou apenas questões de divisão enquanto o outro acertou todos os problemas de divisão mas errou as questões de multiplicação.
Pode-se concluir que as dificuldades e habilidades de cada indivíduo são distintas e devem ser trabalhadas adequado-se a cada um deles.
O segredo para obter a excelência do aprendizado é modificar a visão de que é necessário alcançar determinado índice de nota. Priorizando assim o real sentido do conteúdo para os alunos.
“Tenha em mente que a sua missão não se resume em números, mas em cuidar para que os seus alunos aprendam.
E refletir em como este aprendizado pode impactar no futuro dos cidadãos brasileiros.”
Infelizmente o sistema de ensino brasileiro se mantém preso a cronogramas, sendo mais uma das facetas deste sistema: Conteúdos descontextualizados, metodologias inadequadas e avaliações feitas visando exclusivamente um determinado score, esquecendo de ir a fundo na avaliação do aprendizado.
Por isso os objetivos educacionais devem estar claramente definidos e expostos aos estudantes.
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